O trabalho teve início pela observação da situação de vulnerabilidade de famílias carentes na comunidade de Jardim Paulista e áreas circunvizinhas, com grande número de crianças cuja educação e cuidados são delegados aos avós ou a terceiros, tendo também como fatores característicos o alcoolismo, gravidez precoce, mães com muitos filhos, sendo cada filho, fruto de relacionamentos diferentes, jovens com pouca ou nenhuma escolaridade, com dificuldades de conseguir um trabalho, conduzindo-os muitas vezes ao mundo das drogas, sem chance de participarem da construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Em julho de 1989 foi iniciado de forma precária o trabalho de evangelização, de orientação doméstica e apoio nutricional, visando minimizar a situação de desinformação e miséria.
Em cada ano, as necessidades foram aumentando. Apareceram mais crianças que necessitavam de alimentação e de um local para ficar, enquanto suas mães trabalhavam. Através da doação de um imóvel, a Creche Escola Maria Nazaré foi fundada no dia 17 de maio de 1997.